quarta-feira, 25 de janeiro de 2017

Guilhotina, o show de horror.

A morte na guilhotina era um espetáculo para ver e ser visto. O carrasco cruzava a cidade para levar condenados à praça. Esses desfiles, que duravam cerca de duas horas, eram a etapa mais lenta do ritual. Em Paris, a Place de Grève era palco de execuções de crimes comuns e a Place du Carroussel servia para os criminosos políticos. Cerca de 50 guilhotinas foram instaladas em várias cidades, e elas ficavam ativas por até seis horas por dia. Para seguir esse ritmo fast-food, a execução era breve, direta e mecânica – nem todos tinham tempo para dizer as últimas palavras 


O carrasco soltava a corda após prender o condenado com uma barra de madeira. A chapa metálica despencava e, em 0,68 segundo, decapitava o sujeito. A força que a lâmina afiadíssima exercia no pescoço não dava chances para tecidos nem vértebras.

Altura da guilhotina: 4,5 m

Distância percorrida até a execução: 2,3 m

Velocidade final de queda: 24 km/h

Bloco: 30 kg

Esferas: 1 kg cada

Lâmina: 7 kg

Largura da lâmina: 40 cm



Essas são minhas quarta e quinta miniatura de guilhotina, as anteriores foram vendidas, são o mesmo modelo, com umas melhorias apenas, são modelos de 1792 utilizado na revolução francesa, o mesmo modelo que decapitou o Rei da França Luís XVI, através do carrasco Charles Henri Sanson. O modelo é simples, já que muitos aperfeiçoamentos aparecem posteriormente. Era comum as guilhotinas dessa época serem pintadas na cor vermelha. A miniatura é toda funcional, rica em detalhes, ela tem praticamente as mesmas dimensões da anterior, um pouco mais baixa apenas 22x12x5 cm, feita toda a estrutura madeira, nessa miniatura consegui por calhas para que as roldanas da peça onde a lâmina é presa, deslize mais livre, as peças em metal foram todas confeccionadas artesanalmente, o sistema de amortecedor para a lâmina funcionam perfeitamente, as correias são de couro com fivelas, o cesto é de corda, dando a ilusão de vime, o que caracteriza os cestos usados durante essa época, o modelo possui uma trava de segurança, existente também nos modelos reais. A miniatura foi feita utilizando fotografias de outros construtores como referência. O tempo gosta para sua confecção foi de um mês aproximadamente.