domingo, 3 de julho de 2016

Cadeira elétrica

A cadeira elétrica é um instrumento de aplicação da pena de morte por eletrocução inventado e utilizado essencialmente nos Estados Unidos da América, onde o condenado é imobilizado numa cadeira, sofrendo depois tensões elétricas de 2 000 volts. Seu uso foi largamente abandonado ultimamente, sendo substituída pela injeção letal.


Em 2003, ela continuava a ser um dos métodos legais de execução nos estados de Alabama, Flórida, Nebraska, Carolina do Sul, Tennessee e Virgínia. No Nebraska, é o único método utilizado. Os outros estados citados têm métodos de substituição que também podem ser empregados. Além dos Estados Unidos, a cadeira elétrica foi também utilizada nas Filipinas.


No estado da Flórida, as execuções fracassadas de 1990, 1997 e 1999 chamaram a atenção dos meios de comunicação. Por essas razões, o uso da cadeira elétrica, inicialmente inventada para ser um meio de execução moderno, eficaz e "humano", foi contestado e abandonado na grande maioria dos estados que o empregavam.


Criei esse modelo através de referencias fotográficas e um desenho simples, já tinha feito a guilhotina e a forca, achei interessante construir um instrumento usado para a pena de morte mais moderno. O modelo foi construído com madeira balsa, aço e couro. A intenção é fazer uma caixa de alta tensão para completar o conjunto. A cadeira mede 5,5 x 5 x 11cm, a base mede 15 x 15cm e foi feita em mdf.