sábado, 10 de agosto de 2013

Canhão inglês sec.XVIII

Canhão é uma boca de fogo de artilharia também conhecida como Peça, destinada a disparar granadas em tiro tenso, de calibre superior a 20 mm e que pode ser montado sobre uma carreta ou outro reparo qualquer. Consiste basicamente num tubo fechado na extremidade do qual é colocado o projétil, com uma carga de projeção para impelí-lo a longa distância, com grande velocidade inicial. Sustentam alguns que foram os chineses os inventores do canhão; outros dão a primazia aos mouros, que o teriam utilizado na Península Ibérica, em 1305, no cerco de Ronda. Há documentos que comprovam a introdução de duas bocas de fogo na batalha de Metz, em 1324.

Componentes de um canhão naval do século XVIII e carruagem.

Canhão naval  e equipamentos a bordo.

Projeto canhão sec XVIII.

A arma longa de 18 quilos era uma peça de calibre intermediário de artilharia montada em navios de guerra da Idade da vela. Eles foram usados como armas principais nas típicas fragatas até o inicio do século XIX.

Disparo de um 18 libras.
HMS Victory.

Essa é uma miniatura de um típico canhão inglês do século XVIII, nesse diorama fiz um recorte do convés do navio, mostrando como o canhão naval de 18 libras é preso em cordas com polias na estrutura do navio, junto com alguns itens usados para carregar o mesmo. A miniatura mede 10 x 4 x 4,5cm, a estrutura total mede 12 x 9,5 x 4,7 cm, foi um pouco mais de duas semanas para a construção desse modelo, foi feito todo em madeira, alguns detalhes em metal e barbantes, a parte das amarras e ajuste do ângulo dele é funcional, mas não faz disparos.

Contato: alexdavinci.1452@gmail.com

Diorama canhão naval.