segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Nau Santa Maria

A Santa Maria, anteriormente chamada de La Gallega, foi a nau, do tipo carraca, capitânia do Almirante Cristóvão Colombo na viagem em que, navegando para Oeste pelo Oceano Atlântico, veio a descobrir o continente americano (1492).


De propriedade do mestre Juan de la Cosa, morador das vizinhanças do porto de Palos de la Frontera, e que a pilotava nesta viagem, era considerada pelo Almirante como uma embarcação pesada.


Naufrágio

A embarcação veio a encalhar num banco de areia, na ilha de Hispaniola (atual baía do Caracol, no Haiti), na noite de 25 de dezembro de 1492. Foram em vão as providências empreendidas para o seu resgate, tendo sido abatido o mastro e o porão esvaziado de mantimentos, sem sucesso.
No local de seu naufrágio, graças ao auxílio dos indígenas, foi providenciado o transbordo da carga e tripulantes para a Niña, tendo Colombo fundado, no local, o Fuerte Navidad, que deixou guarnecido com trinta e nove homens.

Fonte: wikipedia



Essa maquete de caravela portuguesa, é a Nau Santa Maria, para sua construção utilizei plantas gratuitas encontradas facilmente na net, também utilizei fotografias de modelos criados por outros artesões para referência. Essa miniatura mede o total de 38x37x16 cm, contando as extremidades dos mastros e velas. Levei cinco meses para sua construção, toda construída manualmente, utilizei madeira balsa para fazer o casco, o tecido das velas é linho, o fato de não saber costurar atrapalhou para um acabamento melhor nas velas, as bandeiras foram todas pintadas a mão. Levando em consideração que é o primeiro navio que faço, gostei muito do resultado final.

Contato: alexdavinci.1452@gmail.com