sábado, 17 de novembro de 2012

Balista Romana


A balista (Latim: ballista; derivado do grego: ballistēs) era uma máquina de guerra da antiguidade que atirava dardos.



Características

A ballista era um tipo de artilharia anterior a pólvora, usada principalmente contra homens em formação. Era um grande arco montado em posição lateral. Utilizava um guincho e uma catraca para criar a tensão do arco. Geralmente o projétil era uma grande lança de metal ou de madeira com a ponta de metal. Atirados contra uma massa de pessoas a distâncias de até 300 metros, as lanças podiam incapacitar diversos inimigos.



A principal função das balistas era derrubar cavalarias e máquinas de cerco, como trabucos, catapultas, aríetes, entre outros. Diferentemente dos arcos normais, as balistas funcionavam como uma besta gigante, mas sua forma de tiro não era arcal (atirar ao alto para que a flecha/dardo/seta caia), e sim horizontal (disparo reto, para que pudesse acertar mais de um alvo).





As balistas podiam ser colocadas em montagens fixas em muralhas ou navios ou em montagens com rodas para utilização em campos de batalha. Não eram muito eficientes contra muralhas e edificações fortificadas.




Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.



Essa miniatura de scorpion, um modelo de balista romana foi feito a partir de referências fotográficas e plantas de projetos, a miniatura mede 18,5 x 12 x 14 cm, chegando a 24 cm de comprimento na posição de engatilhar, as lanças medem 11,5 cm e alcançam a distância de 15 m, distância relativamente grande, levando em consideração o tamanho do modelo. Uma peça bastante decorativa, toda funcional, os mecanismos de gatilho e catraca são os mesmos dos modelos originais romanos. O tempo de execução para  confecção dessa balista foi aproximadamente uma semana.

Contato: alexdavinci.1452@gmail.com