quarta-feira, 23 de abril de 2014

Torre de asedio

A torre de asedio  é uma antiga máquina de guerra, desenvolvida para atacar cidades protegidas por muralhas, sua função era proteger os  invasores e ao mesmo tempo facilitar a invasão em pontos mais frágeis da muralha. O modelo básico, era de base quadrada com vários pisos, ligados por escadas, a altura era aproximadamente igual à da muralha a ser invadida ou por vezes mais elevada para permitir que  arqueiros ficassem numa posição favorável  no topo da torre e atirarem para a fortificação inimiga.  

A torre de cerco era feita de madeira, com algumas peças de metal, por serem inflamáveis, em muitos casos eram cobertas de pele de animais frescos ou molhados, para minimizar sua vulnerabilidade ao fogo e a óleo quente. 


Aríete é uma antiga máquina de guerra que foi largamente utilizado nas Idades Antiga e Média, para romper muralhas ou portões de castelos e fortalezas.


Era constituído por um forte tronco de árvore de madeira resistente, com uma testa de ferro ou de bronze a que se dava em geral a forma da cabeça de carneiro. Existiam diversas formas de aríetes, dependendo do local e povo que o construía. 
Dependendo da estratégia para a invasão, as torres eram construídas com um aríete, dando mais força para o ataque.


Provavelmente, Helepolis foi a torre de cerco mais colossal da historia, foi conceituada por Demétrio I da Macedônia e  construído pelo engenheiro e arquiteto Epimachus de Atenas durante o cerco mal sucedido de Rodes , no ano 304. C. Medindo 43 metros de altura e 22 de largura na base, e foi montada sobre rodas com rodas de 4,6 m de diâmetro e armada com varias catapultas distribuídos em seus nove andares.


Essa miniatura de torre de cerco, foi construída usando de referencia ilustrações antigas e modelos de outros construtores, possui 4 pisos ligados por escadas e um aríete. A estrutura mede 15x10x34, a parte móvel do aríete mede 22cm de comprimento. A construção é de dificuldade média e levou cerca de 10 dias.

Contato: alexdavinci.1452@gmail.com



O  piso 1 está a base com 4 rodas e o aríete,  que foi esculpida  uma cabeça de carneiro na extremidade , preso com cordas de sisal na estrutura da torre.




O piso 2 tem duas aberturas, as escotilhas funcionam de maneira bastante simples mas eficaz,  usando apenas cordas para a sua abertura.


O  3 piso fica  a ponte levadiça presa por correntes, seu sistema funcionamento é bastante simples,  pela  dificuldade e escassez de material  na época, as correntes é um luxo para esse modelo.


O piso 4 tem  apenas  uma plataforma com proteção nas laterais.








Todos os meus modelos de artilharia reunidos, só falta um castelo para a invasão!